Comer devagar

Porque é que devemos comer devagar?

A nossa rotina diária por vezes não nos dá tempo quase nenhum para comer devagar, o que faz com que acabemos, muitas vezes, por comer à pressa ou mesmo no carro pelo caminho. Costumamos estar atentos a tudo aquilo que comemos para ter consciência se estamos ou não a fazer uma alimentação saudável e muitas vezes até contamos todas as calorias que ingerimos para saber se estamos a comer mais calorias do que as que gastamos. Mas será que comer à pressa tem implicações para a sua dieta ou para a sua saúde? A forma como comemos afeta a nossa satisfação gustativa, pois acabamos por não ter tempo para apreciar o que comemos, mas será que também afeta o processo digestivo?

O que acontece no corpo quando come

Ter fome leva-o a comer mais e muitas vezes leva-o a comer rápido. Quando acaba de comer, o seu intestino suprime uma hormona chamada ghrelin, que controla a fome e liberta a hormona colecystokinina, peptídeo YY e peptídeo glucagon-1, substâncias que reduzem todas as dores de fome.

Estas hormonas são responsáveis por enviar uma mensagem ao cérebro a dizer que você está cheio e que os nutrientes estão a ser absorvidos. Assim o seu apetite reduz, sente-se mais cheio e você vai parar de comer. Mas este processo demora cerca de 20 minutos até chegar ao cérebro.

Comer rápido

Pessoas a comer no carro.

Como ainda demora a informação a chegar ao cérebro, comer rápido leva-o a comer em excesso, acabando por consumir mais calorias.

Também temos a tendência a cortar os alimentos em pedaços grandes, indigestos para o estômago. Acabamos por engolir ar em simultâneo, o que resulta em inchaço e dor abdominal.

Ao comer demasiado depressa, aumenta o risco de refluxo de ácidos estomacais, acelerando assim o risco de azia.

Comer devagar

Por outro lado, ao comer devagar comerá menos comida, já que dá tempo para a informação chegar ao cérebro, acabando por se sentir cheio.

Ao comer lentamente, irá mastigar melhor a comida antes de a engolir, ajudando a reduzir o consumo de calorias e a perder peso. Sabia que as pessoas com problemas de peso tendem a mastigar menos a sua comida do que as pessoas com peso normal.

Mastigar melhor e mais devagar aumenta o seu prazer de comer e melhora a digestão, pois impede muita entrada de ar, o que é prejudicial, para a digestão.

Comer Rápido Vs Comer Devagar

Pessoa a desfrutar da sua refeição.

Quem come rápido tendem a ser pessoas mais pesadas do que as que comem mais lentamente e têm até 115% mais probabilidades de serem obesos em comparação com os que comem mais lentamente. Também tem tendência a ganhar mais peso com o tempo, o que se deve em parte a este mau hábito.

O ritmo lento de comer comida numa refeição pode ajudar uma pessoa a sentir-se mais cheia e a perder mais peso em geral quando faz dieta.

Conclusão

A vida stressante que levamos hoje, acaba por fazer com que comamos mais depressa, acabando por levar ao aumento de peso, à redução do prazer da comida, assim como a alguns problemas digestivos. Contudo, se comermos mais devagar tem benefícios para a nossa saúde como melhorar a digestão, menos inchaço, dor abdominal e refluxo e ainda ingere menos calorias, o que facilita quando quer perder peso.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: