Alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos: alimentos que aumenta o metabolismo

O que são alimentos termogênicos e o como eles alteram o nosso metabolismo? Sempre que ingerimos alimentos, adicionamos calorias ao nosso corpo, que irão ser expulsas à medida que queimamos calorias. No entanto, quando comemos, o nosso metabolismo é ativado, forçando-nos a queimar mais calorias, estimulando a termogénese e provocando o aumento da nossa temperatura corporal, e isso o nosso corpo interpreta como uma ameaça. Como o corpo quer trazer a temperatura corporal de volta aos níveis normais, ativa a termólise e expulsa o calor e, assim, expulsa calorias. Deste modo, durante a digestão também elimina calorias.

Assim, podemos responder ao aumento da queima do nosso corpo, escolhendo os alimentos termogênicos. Estes alimentos conseguem manter-nos cheios sem adicionar calorias desnecessárias e quando consumidos nas combinações certas e nos momentos certos, não se tornam gordos, sendo queimados quase automaticamente, uma vez que estimulam a termogénese.

Assim, por exemplo, quando ingerimos alimentos, a maioria pode transformar-se em gordura e acumulam-se no nosso corpo, mas se, no entanto, estas calorias forem provenientes de alimentos termogênicos, pelo menos metade ou mais das calorias serão automaticamente queimadas pelo corpo. Os alimentos termogênicos também podem aumentar o metabolismo do corpo de modo a queimar mais rapidamente as calorias e reduzir a gordura corporal.

Desta forma, ao incluirmos mais alimentos termogênicos na nossa alimentação, a perda de peso torna-se mais fácil, já que absorvemos menos calorias em geral.

Quais os melhores alimentos termogênicos

Pimentos vermelhos.

Os alimentos proteicos como a carne magra, o peixe, as claras de ovos e os produtos lácteos com baixo teor de gordura são muito mais fáceis de queimar do que outros alimentos. Cerca de 30% das calorias contidas nos alimentos proteicos são queimadas pelo seu metabolismo.

As especiarias e vegetais crus como o alho, o gengibre, a pimenta, a cebola e o pimento vermelho, especialmente os tipos mais quentes, assim como o chá verde e o café têm um efeito termogênico significativo e estimulam o metabolismo.

A aveia, as castanhas, as frutas vermelhas, a linhaça, são também alguns exemplos deste tipo de alimentos.

As bebidas alcoólicas são também termogênicas, uma vez que provocam um aumento da temperatura corporal e cerca de metade das suas calorias são libertas como calor corporal, mas cuidado, pois a outra metade é armazenada como gordura.

Como comer os alimentos termogênicos?

taça com amêndoas.

Se consumir um alimento termogênico cru ou não processado tem um efeito termogênico muito maior do que se o cozinhar. Por exemplo, os vegetais crus ou as frutas causam a perda de mais calorias do que vegetais cozidos ou fruta cozida.

Assim sendo, inclua na sua alimentação ou dieta os alimentos termogênicos, como um café sem açúcar de manhã. Na hora das refeições inclua os vegetais crus ou as especiarias como a pimenta. Entre refeições, quando a apetite ataca, coma fruta vermelha, amêndoas ou beba chá verde sem açúcar ou adoçante. Assim, sem fazer uma dieta rigorosa, consegue aumentar o seu metabolismo, ajudando a perder mais calorias. Mas não os consuma em excesso, pois o seu consumo excessivo está associado ao aparecimento de tonturas, dores de cabeça, insónias e problemas do trânsito gastrointestinal.

Para não prejudicar o seu sono, evite consumir alimentos termogênicos antes de ir dormir.



Pode incluir alimentos termogênicos na sua dieta ou alimentação saudável, pois estes alimentos são muito associados à perda de peso, mas cuidado para não os consumir em excesso.

Fale com o seu médico ou nutricionista, ele irá orientá-lo a fazer essa adição na sua dieta.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: