TRX

TRX: que tipo de treino é este

Já ouviu falar em treino TRX ou já viu em algum ginásio ou academia uma aula onde os seus participantes estavam todos a fazer exercícios suspensos nuns elásticos? Certamente era um treino de TRX.

O TRX ou Total body Resistance Exercise (Exercício de Resistência Total do Corpo) é um treino desenvolvido por um seal da marinha dos EUA, Randy Hetrick. Este treino baseia-se na investigação de atletas militares, profissionais e instituições académicas, juntamente com a experiência adquirida com a equipa TRX, que trabalha com milhares de atletas, treinadores, peritos e professores de educação física.

Este treino de TRX tem um sistema que inclui cordas e cintas elásticas de suspensão com pegas para realizar inúmeras combinações de exercícios, utilizando a gravidade. Todas as combinações de exercícios aproveitam o próprio peso do corpo tal como na calistenia.

Este método de exercício de suspensão ajuda qualquer pessoa a atingir o seu objetivo, quer este se trate de perder gordura, melhorar o tónus muscular, melhorar a resistência, a flexibilidade, ou desenvolver a sua aptidão geral.

Ao utilizar exercícios de peso corporal, o treino de TRX desenvolve a sua força, equilíbrio, flexibilidade e estabilidade central. Assim, o TRX promete melhorar a sua força física global, a estabilidade e também a sua saúde cardiovascular.

Como funciona o TRX?

O TRX ativa muitos grupos musculares diferentes durante cada exercício usando apenas o empurrar, puxar, aplainar, rodar, girar, arremessar e agachar-se.

Por exemplo, ao fazer agachamentos, pranchas e flexões suspenso neste equipamento de TRX irá se tornar mais dinâmico, pois outros grupos musculares trabalham também para apoiar o movimento. Assim o TRX torna-se numa forma eficaz de desenvolver músculo, força, melhorar a estabilidade e a saúde cardiovascular.

Onde fazer TRX

Homem a fazer um treino de TRX.

Consegue encontrar este treino em vários ginásios e academias, mas também pode comprar o seu kit de TRX em qualquer loja de desporto para realizar o seu treino TRX na sua casa se não pretender fazer um treino de grupo.

Este kit normalmente vem com um suporte de fixação numa porta ou teto e é muito importante seguir todos os passos das instruções da instalação do suporte para evitar qualquer lesão.

Ao usar o equipamento TRX, o peso do seu corpo torna-se a sua máquina e a gravidade torna-se a sua resistência e para ajustar o nível de dificuldade no exercício é tão fácil como mover os braços ou as pernas.

Mas se nunca fez um treino TRX antes o melhor será mesmo procurar algum treinador especializado em TRX para lhe poder dar o treino.

Em todo o caso, tem à sua disposição treinos completos de TRX à distância de um clique no YouTube ou na play store do seu telemóvel.

Quais as vantagens de um treino TRX?

  • Um treino TRX dá para todas as pessoas, desde os mais sedentários aos mais ativos. Ao alterar ligeiramente a sua posição corporal, a carga sobre os seus músculos pode ser aumentada ou diminuída, dependendo das suas necessidades e exigências, adaptando-se assim a todas as pessoas.
  • Proporciona um treino completo para cada músculo do seu corpo.
  • Melhora a força muscular e a resistência cardiovascular. Ao alterar a velocidade a que realiza o exercício, aumenta a intensidade do treino e assim fortalece o seu coração e os seus pulmões.
  • Ajuda a perder peso.
  • Ativa o corpo inteiro à medida que realiza os movimentos.
  • Não sobrecarrega as articulações, pois está suspenso.
  • Existe um risco muito baixo de lesões.

Ficou com curiosidade e até gostava de experimentar um treino de TRX? Porque não pedir para o deixarem fazer uma aula num ginásio para poder ver melhor como funciona?! Muitos costumam deixar experimentar antes de se inscrever normalmente durante um ano.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: