Diferença entre Perda de peso e Perda de gordura

Diferença entre Perda de peso e Perda de gordura

Quando nos impomos emagrecer, olhamos muito para o número que aparece na balança, estamos atentos a tudo o que comemos e começamos a fazer mais atividade física. Mas, nem sempre o valor que vemos reduzido na balança se refere à perda de gordura.

Basta saber distinguir entre perda de peso e perda de gordura para compreender melhor o que se passa no seu corpo e entender que, no fundo, o que quer é mesmo perder gordura.

Em primeiro lugar, é relevante compreende que a percentagem de gordura é importante para a saúde. Precisamos de quantidade suficiente de tecido adiposo para proteger os nossos órgãos e para nos manter quentes.

Mas quando chega a hora de perder aqueles quilos a mais, não nos lembramos que é muito fácil confundir a perda de peso com a perda de gordura. Na realidade, acabam por ter significados e resultados bastante diferentes, portanto, definitivamente, perder peso e perder gordura não é a mesma coisa.

Perda de peso vs Perda de gordura

Adulto obedo.

Enquanto que a perda de peso se refere à redução do peso corporal total, que consiste em músculo, água e gordura, a perda de gordura refere-se apenas à eliminação de gordura.

Assim, se tem como objetivo perder alguns quilos, é importante dar prioridade à perda de gordura em vez da perda de peso, pois a perda de peso pode significar menos massa magra ou menos massa muscular.

A restrição calórica e as dietas rigorosas, são um bom exemplo de perda de peso. Quando o corpo é privado de energia que deriva da ingestão de alimentos, vai alimentar-se do músculo para ter a energia de que precisa.

Assim, se quiser perder aquela barriga indesejada, opte antes por fazer uma dieta equilibrada e faça exercício físico. Quando deixa de fazer estas dietas rigorosas, é muito fácil voltar a ganhar todos os quilos que perdeu, mas desta vez só gordura, já que o músculo só o tem de volta se fizer exercício físico. Isto para não falar das desvantagens destas dietas para a nossa saúde.

Medir massa gorda

Para medir a massa gorda precisa de um medidor de gordura digital ou de uma balança de análise corporal, pois determinam o peso, a gordura corporal, a água corporal, a massa muscular e a massa óssea, valores esses que não consegue obter numa balança convencional.

Resumo

Como perder a barriga indesejada

Muitas pessoas falam de perda de peso quando querem perder gordura. A maioria das pessoas que tentam perder peso fazem-no para se sentir melhor e melhorar a sua saúde.

Se este é o seu caso, quer perder peso ou apenas gordura? Se o que quer perder é realmente gordura, então faça uma dieta equilibrada e exercício físico. Peça ajuda ao seu médico ou treinador de fitness. E, se tiver alguma doença, avise-os, para que eles melhor o possam orientar na perda de gordura.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: