Pilates

Pilates para principiantes

Muito provavelmente conhece alguém que pratica Pilates ou já ouviu falar de Pilates em algum momento da sua vida, visto que este método tão popular pode ser encontrado muito facilmente em todos os ginásios. Mas o que tem Pilates de tão especial para conseguir tantos adeptos? Quais são os seus benefícios? Será que também consegue tirar vantagens se o praticar?

A origem do Pilates

Pilates foi inventado pelo alemão Joseph Pilates. Joseph Pilates tinha problemas músculo-esqueléticos e devido a tal condição, desenvolveu um regime especial de exercício baseado no correto funcionamento da respiração procurando saúde e bem-estar com exercícios que utilizam apenas o seu peso corporal.

O Pilates pode transformar o seu corpo, mudando a sua coluna vertebral, fornecendo-lhe e, como aconteceu com Joseph Pilates, proporcionar-lhe uma vida saudável independentemente da sua idade.

Objetivo de Pilates

Mulher a praticar Pilates.

Pilates pretende estabilizar/suportar o tronco e a coluna vertebral que são o alfa e o ómega para a aptidão física e para a saúde de todo o corpo. Quando a coluna vertebral recupera a sua elasticidade, o sistema nervoso melhora, por os nervos serem libertos em vez de pressionados. Isto acaba por dar um estímulo mais saudável a todos os órgãos. Também ao melhorar a respiração, a circulação melhora.

Quais os benefícios de Pilates?

Pilates é o único tipo de exercício que trabalha os músculos profundos, reforçando o músculo transversus abdominis, o que resulta num tronco forte e reto com um equilíbrio ótimo.

Ao concentrar-mo-nos para controlar o nosso corpo, trabalhar a respiração e o método correto, ajuda-nos a eliminar a ansiedade e a reduzir o stress.

Para quem tem problemas músculo-esqueléticos como cifose e escoliose, por exemplo, Pilates é a solução. O método centra-se na postura simétrica, isolando os movimentos de modo a trabalhar a partir da articulação, ajudando no alongamento e tonificação dos músculos.

Tonifica e modela o corpo, o crescimento muscular é uniforme e simétrico.

Redução da gordura corporal.

Pilates exercita todos os grupos musculares com precisão e eficiência. Liga a mente ao corpo através da concentração e assim ajuda a manter a memória e o desempenho cognitivo.

Pilates é para todos?

Sim, Pilates é considerado seguro para adultos saudáveis, sejam mulheres ou homens. No entanto, como em qualquer outro tipo de exercício, antes de começar, deve aconselhar-se com o seu médico, para lhe dar uma melhor orientação no seu caso em concreto.

A vasta gama de exercícios existentes no Pilates, faz com que seja possível adaptar-se facilmente às necessidades do praticante, dependendo da idade, do nível de fitness e dos problemas de saúde. Cada programa é único e existem diferentes níveis de dificuldade.

Apesar de Pilates ser para um grupo etário pós-desenvolvimento, portanto, não dar para crianças, existe o Pilates Kids para que também elas possam beneficiar do Pilates.

O Pilates ajuda a perder peso?

Por si só, não consegue contribuir para a perda de gordura em pessoas com quilos a mais. Mas, em combinação com um treino aeróbico e nutrição adequada, consegue trazer melhorias significativas na sua saúde, e contribuir para a perda de quilos em excesso. Procure a ajuda de um médico, nutricionista ou personal trainer para melhor e orientar nesta sua batalha contra o peso.

Pilates em casa

Se em vez de fazer uma aula de grupo, optou por fazer Pilates em casa, pode optar por fazer download de uma app de exercícios de Pilates ou acompanhar uma aula de Pilates no YouTube. Não se esqueça de escolher exercícios adequados para principiantes.

Equipamento de Pilates

Mulher com um tapete.

Para quem começa, um simples tapete é tudo o que precisará. Não se ponha a comprar equipamentos que não sabe se vai usar. À medida que vai aperfeiçoando, logo verá se necessita de algo mais. Até porque se fizer aulas de grupo, num ginásio, provavelmente, pode nem precisar de nenhum equipamento.

O que vestir?

Para Pilates não é necessário usar roupa muito apertada ou muito solta. Escolha roupas de ginásio confortáveis e que se ajustem ao seu corpo.

No Pilates, não necessita de qualquer tipo de calçado, visto que o Pilates é praticado descalço. Praticar Pilates descalço exercita o equilíbrio e a postura.

Conclusão

Praticar Pilates é benéfico para todos, independentemente da sua idade, condição física ou peso, mas é importante aconselhar-se com o seu médico antes de começar a praticar Pilates ou qualquer outra atividade física.

Ouça sempre os conselhos do seu instrutor e se sentir dores ou sentir não consegue fazer o exercício, peça ao seu treinador para lhe mostrar outra forma de realizar o exercício. Cada exercício em Pilates tem muitas variações para se adequar a todos os tipos de corpo e dificuldades.

Tal como em outras atividades Físicas, os seus músculos arderão e ficaram doridos no dia seguinte, independentemente da sua condição física. No Pilates, o corpo trabalha simultaneamente durante todo o exercício. Devido à alta ativação dos músculos, temos esta sensação depois. Esta dor nada terá a ver com a condição física da pessoa.


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