Spinning

Spinning: o que é e quais os seus benefícios

O Spinning é um programa de grupo de alta intensidade realizado numa bicicleta estática, que pode encontrar muito facilmente nos ginásios. Dado por instrutores certificados na área, este programa simula o ciclismo ao ar livre usando várias técnicas.

A primeira coisa que precisa de fazer quando vai a uma aula destas é adaptar a bicicleta a si. Ver a altura do acento para poder chegar com os pés aos pedais, por exemplo. O instrutor que for dar a aula irá guiá-lo com tudo o resto, basta seguir sempre as suas instruções para não provocar nenhuma lesão.

Normalmente acompanhada de música, esta aula dura cerca de 45 a 50 minutos e pode ser frequentada por todas as pessoas, independentemente da sua idade ou capacidade física, visto que cada um pode escolher a intensidade que coloca na sua bicicleta e ir adaptando a intensidade ao longo da aula. Assim, na mesma aula, um experiente pode treinar ao lado de um principiante, sem qualquer impacto no treino um do outro.

A aula de Spinning é uma aula intensa que trabalha as suas pernas, braços, ombros e abdominais, e que beneficia a perda de peso, bem como a melhoria da força e da resistência. A aula de Spinning inclui exercícios que trabalham todos os grupos musculares que estão ativos durante o ciclismo.

Num treino de Spinning inclui explosões intensas durante as quais se trabalha até ao seu potencial máximo, seguidas de breves pausas para descanso em que se prepara para a intensidade seguinte. Poderá beneficiar muito com este programa, pois irá cumprir ou mesmo exceder os seus objetivos, e o seu corpo queimará calorias mesmo durante horas após cada treino.

Numa aula destas pode queimar entre 500 a 800 calorias.

Spinning para principiantes

Bicicleta de Spinning.

Nunca experimentou o Spinning antes? Não há qualquer problema. Avise o instrutor, ele mostrar-lhe-á como adaptar a bicicleta estática a si e orientá-lo-á até que perceba qual a dinâmica da aula.

Não faça a aula em jejum, faça uma refeição pelo menos uma hora e meia antes da aula.

Procure uma aula com menos participantes, assim conseguirá uma melhor orientação visto que o instrutor conseguirá passar mais tempo consigo.

Se achar que já não consegue acompanhar mais a aula, reduza a intensidade, a carga na bicicleta ou se tiver mesmo de ser, sente-se e descanse. O instrutor guiá-lo-á em segurança ao longo de todo o programa.

Vantagens do Spinning

  • Queima grandes quantidades de gordura.
  • Constrói músculos fortes.
  • Queima calorias mesmo durante horas após cada treino.
  • Aumenta o metabolismo.
  • É um dos melhores exercícios cardiovasculares.
  • Exerce todos os grupos musculares.
  • Melhora a resistência.
  • Aumenta a capacidade aeróbica do corpo.
  • É ideal para pessoas que querem um exercício cardiovascular sem colocar demasiada tensão nas suas articulações.
  • Como a aula é dada por um instrutor, o seu treino é feito de maneira mais segura, pois este irá verificar e confirmar se está a treinar em segurança e da forma correta. Isto ajuda a prevenir lesões.
  • Diminui o stress do dia a dia, pois numa aula destas e ao som da música, consegue facilmente abstrair-se dos problemas do dia a dia.

Sabia que o Spinning combinado com uma dieta pobre em calorias promove a perda de peso e aumenta os níveis de colesterol HDL mais conhecido como colesterol bom.

O que vestir?

Para uma aula de spinning deve levar roupas que lhe permitam estar confortável e que não lhe prendam o movimento, por isso evite roupa justa ou muito larga. Também pode levar calçado umas sapatilhas de ciclista, mas não são obrigatórias.

O que levar para a aula?

Deve levar consigo sempre uma toalha, pois as suas mãos vão ficar suadas e água para se poder hidratar. Não precisará de mais nada.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: