Hidroginástica

Hidroginástica: quais as suas vantagens

Nos tempos que correm muitas são as pessoas que optam por fazer hidroginástica, pois esta permite ao nosso corpo obter o máximo de benefícios com o mínimo de esforço. Contudo, por ser uma atividade aquática, acaba por assustar um pouco quem não sabe nadar, mas não tenha medo, pois não precisa de saber mergulhar nem tem que meter a cabeça dentro de água em momento algum, portanto não necessita de ter conhecimentos de natação.

Estas aulas, são aulas de grupo, que duram de 45 a 60 minutos, durante as quais tem o acompanhamento de música numa piscina. Incluem exercícios aeróbicos e dinâmicos, com ou sem equipamento e irá estar o tempo todo de pé dentro da piscina, com a água a bater-lhe pelos ombros, não havendo nenhum perigo de se afogar. Além disso, irá ter um professor consigo o tempo todo.

A hidroginástica é uma forma de exercício aeróbico suave na água, através da qual o corpo é exercitado isocineticamente. Com uma pressão de água no corpo de acordo com a força exercida, elimina a possibilidade de lesões.

Devido às propriedades relaxantes e terapêuticas da água, os exercícios de hidroginástica dão uma sensação de bem-estar e rejuvenescimento e não causam de forma alguma desconforto ou exaustão.

Quais os benefícios da hidroginástica?

Piscina

A hidroginástica tonifica o corpo e os músculos.

Melhora o equilíbrio, a postura e a flexibilidade porque a maioria dos exercícios ativa os músculos das costas que fornecem apoio à coluna vertebral.

É um treino eficaz para a perda e controlo de peso.

A pressão hidrostática que ocorre dentro de água, quando aplicada na pele, tem efeitos semelhantes ao de uma massagem e é a melhor forma de combater a celulite e outros problemas venosos dos membros inferiores, como varizes, por exemplo.

Como não cria vibrações, não coloca tensão nas costas e nas articulações.

Fazer exercícios na água dá uma sensação de bem-estar, relaxamento e calma.

Não causa desconforto, uma vez que o ambiente húmido não permite que o praticante sinta que transpirou, o que acontece em muitas outras atividades físicas.

Reduz o risco de doenças cardíacas, pois oferece uma melhoria na função cardiorrespiratória.

Reforça o sistema imunitário e ajuda a abrandar as funções fisiológicas associadas ao envelhecimento.

Quem pode fazer Hidroginástica?

Todas as pessoas podem fazer hidroginástica, independentemente da idade, da sua condição física, e das suas condições médicas e possíveis lesões.

É recomendado em particular a quem sofre de osteoporose, osteoporose e artrite.

Quem tem problemas cardíacos, também pode realizar esta atividade, uma vez que o exercício é suave e na água o ritmo cardíaco não sobe muito.

É o exercício físico ideal para pessoas obesas cujo coração não deve ser stressado.

Mesmo as crianças podem fazer hidroginástica.

Em todo o caso, consulte o seu médico para saber se tem alguma condição que o impeça de realizar esta atividade física.

A Hidroginástica e a perda de peso

Como a água oferece mais resistência que o ar, os exercícios feitos dentro de água obrigam os músculos a trabalhar mais. Assim, obtêm-se melhores resultados tanto em nível de aptidão física como na queima de calorias. Numa hora pode queimar entre 500 a 700 calorias.

O que vestir

Irá precisar de um fato de banho no caso das mulheres e uns calções no caso dos homens, uns chinelos, uma touca e uma toalha. Isto é tudo o que irá necessitar para a aula. Se optar por tomar banho após a aula, também terá que levar tudo o que necessitar para tal.

Não se preocupe se durante as aulas for necessário algum acessório, pois estes iram ser fornecidos pelo professor que der a aula.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: