Sauna

Sauna depois de um treino: quais os benefícios

Fazer sauna pode ser de facto muito relaxante, e depois de um treino que nos deixa exaustos, sabe ainda melhor. O que não sabe é que esta tradição finlandesa é mais do que uma simples forma de relaxar enquanto se transpira, e que de facto, ela traz-nos alguns benefícios.

A sauna faz o seu corpo reagir da mesma forma que quando faz exercício e ainda conduz a toda uma série de alterações fisiológicas que podem ajudar a proteger o corpo de uma série de doenças crónicas.

O que é a sauna?

A sauna é um processo de exposição do corpo a uma temperatura elevada (entre 80 a 120 graus) durante um período de 10 minutos a 15 minutos. Os poros da pele dilatam-se e o corpo elimina toxinas. Depois, segue-se o arrefecimento do corpo por contacto com água fria ou gelo.

Benefícios da sauna

Se o fizer após um treino, notará que isso lhe traz alguns benefícios. Irá se aperceber que melhorará a sua força, energia e até a sua aptidão física. Mas, quais benefícios são esses?

Alivia o stress

O stress afeta negativamente a nossa saúde, levando até a doenças cardíacas. Se der uma oportunidade à sauna e conseguir se desligar por momentos do seu stress do dia a dia, vai ver como sai de lá completamente relaxado, tanto a nível psicológico como físico.

Limpa a pele

Assim que o corpo começa a sentir o calor da sauna e a produzir suor através da transpiração profunda causada por esse calor, a pele é limpa e as suas células mortas são substituídas por células novas e saudáveis. A pele torna-se mais macia e brilhante e ainda fica com mais elasticidade.

Além disso, a transpiração remove as bactérias das camadas epidérmicas através das glândulas sudoríparas e limpa os poros, melhorando a circulação capilar.

Produção de colagénio

O calor da sauna reduz os sinais de contrações dos tecidos conjuntivos.

Reduz a celulite e a flacidez

Mulher a mostrar as pernas.

Como regenera o tecido e o torna mais elástico, acaba por estar também a combater a flacidez e a celulite.

Relaxa os músculos e as dores articulares

O calor emitido pela sauna faz o corpo relaxar. O corpo irá segregar endorfinas. As endorfinas são as responsáveis por nos fazerem sentir felizes. Estas possibilitam um efeito calmante para que os músculos relaxem agradavelmente e as dores de artrite sejam reduzidas.

Além disso, a temperatura corporal é aumentada pelo calor da sauna e os vasos sanguíneos dilatam-se, aumentando a circulação sanguínea. O aumento do fluxo sanguíneo, por sua vez, acelera o processo natural de cura do corpo, tais como, a cicatrização de feridas, a recuperação de constipações…

Se acabou de fazer um treino intenso, a sauna é o local ideal para relaxar os seus músculos.

Reduz da rigidez

Quem sofre de reumatismo pode ter uma redução de 20% na rigidez, devido à temperatura da sauna.

Elimina Toxinas

Ao transpirar devido às altas temperaturas da sauna, irá remover as toxinas do seu corpo.

Queima calorias

Homem a mostrar excesso de peso.

Fazer apenas sauna é claro que não o emagrecerá, mas se for em combinação com exercício físico e uma dieta, ajudá-lo-á a perder mais calorias, pois a atividade do coração é acelerada, devido á alta temperatura. Para tal, o coração exige mais oxigénio e o corpo responde, convertendo mais calorias em energia.

A qualidade do sono melhora

Como a sauna aumenta a sua temperatura corporal, facilita o relaxamento e o sono do seu corpo.

Precauções

Certifique-se de que faz apenas o tempo recomendado de sauna. Após um treino sabe sempre bem ficar lá por algum tempo, mas se ficar demasiado tempo, pode ficar desidratado e pode mesmo sentir-se mal, como ter tonturas, por exemplo.

A sua frequência cardíaca aumentar até 30% é normal, mas se acelerar mais do que isso, é sinal de que deve sair imediatamente da sauna.

Se tem algum problema de saúde informe-se primeiro, fale com o seu médico, veja se pode ou não fazer sauna. Não corra riscos.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: