Perder peso durante a menopausa

É possível perder peso durante a menopausa

Sim, perder peso durante a menopausa também é possível. Durante a menopausa, muitos são as mudanças no corpo de uma mulher. Com ela chegam os afrontamentos, a dificuldade em dormir e um cansaço frequente, que não são nada motivadores para a perda de peso.

É nesta altura que os níveis de estrogénio sofrem uma queda, deixando as mulheres mais propensas a um aumento de peso, dai sentirem dificuldade em emagrecer.

 O estrogénio são os hormônios que controlam a ovulação e o desenvolvimento de características femininas como a manutenção da saúde óssea, a regulação do ciclo menstrual e os níveis de colesterol. Durante esta fase, é propício o aumento de peso global e à acumulação de gordura na barriga.

A menopausa aliada ao envelhecimento e aos estilos de vida pouco saudáveis, tornam ainda mais difícil para as mulheres perderem os quilos extra. Com o envelhecimento, o metabolismo abranda e as mulheres ficam menos ativas fisicamente. Enquanto que a massa muscular diminui, a gordura corporal aumenta. Também podem sofrer de suores noturnos e afrontamentos que perturbam o sono. A privação do sono provocada muitas vezes pelos afrontamentos também leva ao aumento de peso.

A menopausa é um desafio tanto emocional como físico, mas com uma dieta especializada e um estilo de vida mais activo são definitivamente mudanças necessárias que ajudarão a lidar com os sintomas específicos e as mudanças no corpo feminino.

O que fazer para perder ou manter o peso na menopausa?

Mulher a comer uma salada.
Corte nos cereais transformados e opte antes por acompanhar as suas refeições com legumes.

Na menopausa, as necessidades energéticas diminuem, pelo que necessitam de menos calorias do que as mulheres em idade reprodutiva. Portanto, deve cortar nos cereais transformados como o pão, a massa e o arroz e adicionar gordura.

Dê preferência a alimentos de baixas calorias, tais como legumes e frutas. Se substituir uma refeição por uma salada de fruta ou de vegetais, ajudará o seu corpo a eliminar calorias desnecessárias e impulsionará o sistema imunitário. Mas nunca substitua de vez os hidratos de carbono na sua dieta, um erro muito comum de quem faz dietas, pois irá sentir-se cansada, já que eliminou a sua fonte de energia.

A proteína é essencial para manter a massa muscular, por isso não a elimine da sua dieta, mas escolha antes carne branca e peixe, reduzindo assim a sua ingestão de ácidos gordos saturados enquanto aumenta a sua ingestão de gorduras ómega-3 que impulsionam a sua saúde cardíaca.

Reduzir o sal é importante para reduzir a retenção de líquidos, baixar a pressão arterial, bem como a saúde óssea e renal. Pode substituir o sal por limão ou vinagre.

Evite comer charcutaria, aperitivos prontos a comer, bolachas, consuma antes alimentos ricos em potássio, tais como frutas: a laranja, a banana e os iogurtes, que ajudam a eliminar o excesso de sódio do corpo, o principal componente do sal que contribui para a retenção de líquidos.

Evite as gorduras más, em geral, como a manteiga ou a margarina, optando antes pelo azeite rico em vitamina E.

Para reduzir os afrontamentos e os problemas de sono, evite café, bebidas ricas em cafeína, e álcool. A privação do sono afeta negativamente as hormonas do apetite, o consumo de energia e a composição da gordura corporal. O sono adequado descansa e alivia sintomas da menopausa, tais como afrontamentos e metabolismo lento.

A ingestão de água é fundamental.

Realize exercício físico regular. Além de melhorar a sua saúde física, também reduz a gordura corporal após a menopausa.

O stress também é um fator importante no ganho de peso. Terapias alternativas como o ioga e a meditação podem levar a uma perda de peso significativa e à redução do stress.

Lembre-se: A manutenção de um estilo de vida saudável, também contribui significativamente para a perda de peso a longo prazo. A comida caseira e o exercício regular ajudam a manter um peso saudável e a sua saúde no geral.


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