Dieta vegetariana

Dieta Vegetariana: Vantagens e Desvantagens

Atualmente as pessoas estão mais conscientes sobre os alimentos que comem, pelo processo que passa cada alimento até chegar ao consumidor final e a pegada que deixam no ambiente, assim como se preocupam com a proteção animal. Posto isto, muitas pessoas começam a se sensibilizar e querem reduzir o seu consumo de carne e até mesmo a deixar de a consumir, ficando assim seguidores da dieta vegetariana. Mas será que existem vantagens em deixar de comer carne? E se o fizer, vai encontrar alguma desvantagem? Esta é uma decisão que tem que ser bem ponderada, pois tem que conseguir fazer as substituições certas para repor proteínas e outros nutrientes pelos quais pode ficar carente.

Quais as vantagens da dieta vegetariana?

Fruta e legumes
  • Melhora a pele, pois as vitaminas das frutas e vegetais combatem os radicais livres, os quais são frequentemente responsáveis pela irritação da pele, acne, vermelhidão, e outros problemas. Alguns desses alimentos, têm mesmo níveis elevados de atividade antioxidante como os citrinos, por exemplo.
  • Pode perder peso, sem estar a contar calorias e sem aumentar a sua rotina de exercícios, garante um estudo da Universidade George Washington nos EUA.
  • Reduz as suas hipóteses de desenvolver cancro de cólon, de estômago, de bexiga, de ovários, de mama, de tecidos linfáticos e hematopoiéticos, devido a comerem mais antioxidantes e fibras presentes nos vegetais.
  • Reduz as suas hipóteses de doenças crónicas, pois ao deixar de comer carne faz com que tenha uma queda significativa do colesterol, reduzindo o seu risco de doenças cardiovasculares e AVC. Ao consumir fontes alternativas de proteínas reduz também a sua pressão arterial, obesidade, inflamação e diabetes tipo 2.
  • Ao evitar comer carne, reduz os agentes patogénicos e ainda aumenta os microrganismos protetores no intestino. Também ao comer mais fruta e vegetais, ainda ingere mais fibra. Esta, por sua vez, proporciona-lhe uma melhor saúde intestinal, tem menor probabilidade de diverticulite (inflamação na parede interna do intestino), consegue uma melhor digestão e ainda lhe reduz os problemas de obstipação.

Quais as desvantagens da dieta vegetariana?

suplementos
  • Ao seguir esta dieta pode ficar carente em vitamina B12, zinco, cálcio, ferro e proteína e para repor os mesmo tem que tomar suplementos ou conseguir comer alimentos que sejam ricos nessas suas carências. Por exemplo, para ingerir vitamina B12 coma leveduras, coma espinafres para repor o zinco, coma amêndoas para repor o cálcio, coma brócolos para repor o ferro e coma frutos secos para repor a proteína.
  • Há quem possa sofrer de letargia, apatia, ansiedade e depressão devido à deficiência de vitaminas.
  • Existe risco de anemia, redução da massa muscular, e até de osteoporose se não conseguir equilibrar bem o que come.
vegetais e frutas.

No geral, uma dieta vegetariana é uma dieta completa, desde que seja planeada corretamente para não ficar com nenhuma carência alimentar. Muitos dos que a seguem, sentem grande satisfação por a fazerem, devido a estarem a contribuir para a redução da pegada energética, devido à melhoria da sua saúde e também devido à redução do abate de animais.

Se pensa seguir esta dieta, consulte o seu médico e o seu nutricionista para garantir que não sofre de deficiências alimentares. O seu médico irá verificar os principais indicadores de saúde e o seu nutricionista irá fornecer informações sobre as combinações ideais de alimentos vegetarianos para que o organismo receba o valor nutricional máximo dos alimentos. A dieta vegetariana bem planeada é adequada para todas as fases da vida de uma pessoa, incluindo gravidez, lactação, bebés, crianças e adolescentes, bem como para atletas.

Lembre-se que é necessário um planeamento muito cuidadoso do que come para assegurar uma ingestão adequada de nutrientes, pois esta exclui alguns grupos alimentares importantes.


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