A importância da água na sua dieta e na sua vida

A importância da água na sua dieta e na sua vida

Todos sabemos que a água é importante para todos os seres vivos. Ela é essencial para todos os processos bioquímicos que têm lugar no nosso corpo. A água ajuda a controlar a temperatura corporal, transporta nutrientes para os tecidos do corpo, elimina subprodutos metabólicos, ajuda a digerir melhor os alimentos e mantém a saúde das articulações. No fundo, bebermos água é fundamental para melhorar a sua qualidade de vida em geral.

A água e a perda de peso

Agora, quando o seu objetivo é perder peso, a água pode ser um bom aliado para si. Ela pode ser uma estratégia simples e barata para alcançar melhores resultados na sua perda de peso. Esta, pode se tornar mais fácil, se beber água suficiente. Se beber água potável antes de uma refeição consegue perder mais quilos do que se não beber água alguma antes da mesma. Experimente beber meio litro de água meia hora antes das refeições para uma perda de peso mais fácil e mais eficaz. A água dá-lhe saciedade e assim ajuda a gerir melhor a quantidade de comida consumida.

Beber água durante o dia, também pode reduzir a fome e assim levar à redução do consumo de calorias. E consumir menos calorias pode levá-lo à redução do peso.

A água também não tem calorias, por isso mesmo, não engorda. Substitua os sumos, sejam eles naturais ou não, os refrigerantes sem açúcar, os batidos e demais bebidas pela água, pois todos eles têm calorias.

Se o seu filho/a ou mesmo você, não gosta de beber água, pode sempre meter um pouco de fruta, vegetais ou ervas para aromatizar a água, ou mesmo uma gota de óleo essencial de citrinos.

A água aumenta a queima de calorias

Copo de água com gelo.

Ao beber água fria há uma melhoria no consumo de calorias porque o corpo gasta energia para preparar a temperatura da água no estômago para o processo de digestão.

Água com limão em jejum

Certamente já ouviu falar que beber um copo de água com algumas gotas de sumo de limão em jejum, ajuda no emagrecimento. De facto, quando acordamos o nosso corpo tem necessidade de se hidratar. A água tem a capacidade de hidratar o nosso corpo, bem como de remover os resíduos do corpo através de diurese. Já o limão, consegue ajudar à digestão, a combater o inchaço e a refrear o apetite. Mas as gotas de sumo de limão adicionadas à sua água não são suficientes para lhe proporcionar esses benefícios. Também é importante acrescentar que o consumo de sumo de limão com o estômago vazio pode irritar o estômago e provocar-lhe azia devido à acidez do limão.

Beber água durante o exercício físico

A importância da água na sua dieta e na sua vida
Evite as cãibras musculares bebendo água.

Se faz exercício físico deve beber água antes, durante e após os treinos. A água ajuda os músculos, os tecidos conjuntivos e as articulações a moverem-se corretamente, assim como ajuda os pulmões, o coração e os outros órgãos a funcionar eficientemente à medida que aumentam a sua atividade durante o exercício.

Manter o corpo hidratado reduz o risco de cãibras musculares e fadiga.

Beber água antes de deitar

Beber um copo de água antes de se deitar, irá reabastecê-lo com os fluidos perdidos durante o dia. É a única forma de ser reabastecido, durante a sua noite de sono.

Também facilita o seu coração no seu esforço de enviar sangue oxigenado para os órgãos e tecidos do corpo se beber um copo de água antes de se deitar. Assim como, ajuda a baixar a tensão arterial e a prevenir um possível derrame ou ataque cardíaco porque a água fornece oxigénio ao sangue.


Em suma, ao incluir a água na sua dieta, torna definitivamente mais fácil e mais eficaz o seu esforço para perder peso.

Deve beber água antes, durante e após o exercício físico para ajudar os órgãos a funcionar eficientemente e antes de se deitar para se manter hidratado e facilitar o seu coração no seu esforço de enviar sangue oxigenado para os órgãos e tecidos do corpo.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: