Dieta TLC

Dieta TLC: abordagem eficaz para controlar o colesterol

A dieta TLC, também conhecida como dieta para controlar o colesterol, é uma abordagem alimentar recomendada pela American Heart Association para pessoas com colesterol elevado. O objetivo desta dieta é reduzir o colesterol LDL (colesterol “mau”) e aumentar o colesterol HDL (colesterol “bom”), o que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e derrames cerebrais.

O que é a dieta TLC

A dieta TLC é uma abordagem alimentar cujo objetivo é reduzir o consumo de gordura saturada, colesterol e hidratos de carbono simples, e aumentar o consumo de fibra e ácidos gordos poli-insaturados. É recomendada para pessoas com colesterol elevado e para aquelas que desejam prevenir doenças cardíacas.

Componentes principais da dieta TLC

Os componentes principais desta dieta são:

  • Gorduras insaturadas como os óleos vegetais, as nozes e as sementes;
  • Proteínas magras como o peixe, o frango e os legumes;
  • Fibras como as frutas, as leguminosas, os legumes e os cereais integrais;
  • Limitar o consumo de gordura saturada e de açúcar.

Exemplo de um cardápio para um dia típico na dieta TLC

Dieta TLC: abordagem eficaz para controlar o colesterol
  • Pequeno-almoço: ovos mexidos com espinafres e tomate, tosta de cereais integrais, e uma fruta
  • Almoço: salada de frango grelhado com frutos secos e vinagrete de azeite e pão integral
  • Jantar: salmão grelhado com legumes e arroz integral
  • Lanche: iogurte natural com frutas vermelhas e nozes trituradas

Como implementar a dieta TLC

Implementar esta dieta na vida quotidiana pode parecer desafiante no início, mas com algum planeamento e preparação, pode tornar-se bastante fácil. Aqui estão algumas sugestões para iniciar:

  • Faça uma lista de compras: planeie as suas refeições e compre os ingredientes necessários antes de começar a dieta.
  • Prepare refeições: cozinhar em casa é uma ótima maneira de controlar o que come e garantir que segue a dieta TLC.
  • Experimente novas receitas: descubra novas formas de cozinhar os alimentos permitidos na dieta TLC para não se cansar dos mesmos sabores.
  • Tenha sempre opções saudáveis à mão: mantenha frutas, nozes e outros alimentos permitidos na dieta à mão para serem consumidos como snacks.
  • Seja realista: Lembre-se que a mudança de hábitos alimentares não acontece da noite para o dia. Comece devagar e vá aumentando aos poucos os alimentos permitidos na dieta TLC.

É também importante mencionar a importância de um acompanhamento nutricional. Um nutricionista poderá ajudá-lo a personalizar a sua dieta TLC para atender às suas necessidades individuais, e ajudar a monitorizar o seu progresso.

A dieta TLC e a perda de peso

A dieta TLC foi originalmente desenvolvida para controlar o colesterol e melhorar a saúde cardiovascular. No entanto, é possível que ao seguir esta dieta também se perca peso, pois ela recomenda o consumo de alimentos saudáveis e limita a ingestão de gorduras saturadas, colesterol e açúcares simples, o que pode ajudar a reduzir as calorias ingeridas.

Esta dieta tem um equilíbrio calórico alimentar, o que significa que recomenda o consumo de uma quantidade de calorias específica que se adapta as necessidades de cada pessoa. Como tal, o acompanhamento de um nutricionista para adaptar a dieta às necessidade e objetivos individuais é essencial.

A perda de peso não é o principal objetivo da dieta TLC e essa perda pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de vários fatores, como idade, sexo, nível de atividade física e taxa metabólica. Além disso, uma dieta saudável não deve ser utilizada somente para perda de peso, mas sim para melhorar a saúde de forma geral.


A dieta TLC é uma abordagem alimentar segura e eficaz para controlar o colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas.

A chave para o sucesso é o planeamento e a preparação, e a incorporação de novos alimentos saudáveis e opções na dieta.

Lembre-se de que a mudança de hábitos alimentares pode levar tempo e deve ser feita de forma progressiva e, que deve contar com o acompanhamento profissional.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: