Macronutrientes e Micronutrientes

Macronutrientes e Micronutrientes

Hoje em dia é muito fácil aceder a toda a informação que precisamos para começar a fazer uma dieta equilibrada e quais são os alimentos que contêm os nutrientes que aspiramos incluir na nossa alimentação. Os nutrientes são substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo. Mas o que pode não saber é que estes estão divididos em duas grandes categorias: os macronutrientes e os micronutrientes e quais a importância dos mesmos na nossa alimentação.

Os macronutrientes são os ingredientes que fornecem ao corpo energia, ou calorias, que o nosso corpo necessita em grandes quantidades, já os micronutrientes são os ingredientes que o corpo necessita em quantidades menores.

Os macronutrientes são essenciais para o crescimento, metabolismo e outras funções do corpo, enquanto no caso dos micronutrientes, estes contribuem para o metabolismo dos macronutrientes e atuam como blocos de construção do corpo, desempenhando várias funções importantes.

Macronutrientes

Muitas variedades de pão.
O pão é rico em hidratos de carbono.

Os macronutrientes incluem hidratos de carbono, proteínas e gordura.

Os hidratos de carbono fornecem ao organismo energia para realizar as suas atividades diárias, ao mesmo tempo que atuam como armazéns de energia, e como uma importante fonte de energia para o sistema nervoso central. As fontes de ingestão de hidratos de carbono são os cereais, as batatas, as frutas, os legumes e os produtos lácteos.

As proteínas são constituídas por 20 aminoácidos e são os principais blocos de construção de todas as células do corpo, funcionam como enzimas, transporte e reserva, proteção imunológica e regulação hormonal entre outras funções. Os alimentos de origem animal tais como o leite, os iogurtes, o queijo, a carne vermelha, as aves, o peixe e os ovos fornecem ao organismo aminoácidos essenciais. Estes alimentos são proteínas completas, enquanto os alimentos vegetais como as leguminosas, os cereais, os frutos secos, as sementes e os vegetais são proteínas incompletas por serem deficientes em aminoácidos essenciais.

A gordura é também uma fonte importante de energia para o corpo e ajuda na assimilação das vitaminas lipossolúveis, nomeadamente as vitaminas A, D, E e K. Os alimentos fontes de gordura para o corpo são o azeite e os óleos, assim como a manteiga, a margarina e os frutos secos.

Micronutrientes

Macronutrientes e Micronutrientes
As frutas são ricas em vitaminas.

Os micronutrientes no que lhe concerne incluem vitaminas, minerais e água.

As vitaminas são compostos químicos que o corpo não consegue sintetizar e que são essenciais para o corpo, pois contribuem para várias funções metabólicas. A sua deficiência pode levar a uma série de problemas para o corpo tais como a falta de atenção, fadiga, cabelos e unhas quebradiças, entre outros. Nas crianças pode mesmo levar ao atraso no crescimento, entre outros problemas cognitivos e motores.

Os minerais são essenciais para o corpo, mas este à semelhança das vitaminas, também não os pode sintetizar e por isso mesmo devem ser introduzidos diariamente na nossa alimentação. Os eletrólitos são minerais que ajudam na retenção adequada de fluidos nas várias partes do corpo. Os minerais também estão relacionados com as reações bioquímicas, sistema imunológico e à ação antioxidante. Os minerais incluem cálcio, iodo, magnésio, selénio, ferro, ferro, ácido fólico, sódio, potássio, manganês e outros. Pode encontrar minerais nas sardinhas ou nos brócolos e na couve.

A água é essencial ao corpo humano, já que 60% do nosso corpo é constituído por água. Como já deve ter ouvido muitas vezes, precisa de beber cerca de 2 litros de água por dia. É de salientar que a água não tem caloria alguma e que é uma excelente alternativa aos refrigerantes não só para quem quer fazer dietas como para a população em geral devido as suas substâncias nocivas.


Assim sendo, tanto os macronutrientes como os micronutrientes são importantes na nossa alimentação, mas em quantidades diferentes para o nosso organismo. Portanto, para o bom funcionamento do organismo, devemos ter em atenção a diferente quantidade dos mesmos.


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