Dieta de desintoxicação

Dieta de desintoxicação: quais os seus efeitos secundários

Uma dieta de desintoxicação é considerada uma intervenção dietética, geralmente de curta duração, que promete eliminar as toxinas mas também a perda de peso. É muito procurada por apresentar resultados rápidos, mas são seguidos de uma recuperação igualmente rápida do peso, se não fizer nada para manter essa perda de peso, como o exercício físico, por exemplo.

Esta dieta podem incluir jejum completo, ou seja, não pode comer qualquer alimento, consumindo apenas sumos e são frequentemente acompanhadas pelo uso de laxantes, diuréticos ou suplementos de vitaminas e oligoelementos (nutrientes necessários ao organismo humano).

Nesta dieta faz-se a remoção de substâncias tóxicas dos rins, fígado, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas e cólon. Consequentemente, substâncias e ingredientes que promovem a diurese, o suor e as fezes intestinais, contribuindo para a desintoxicação do corpo.

A desintoxicação ajuda a reduzir a retenção de líquidos e aumenta a eliminação de toxinas, especialmente do fígado (fígado) e dos rins. Quanto mais limpo for o nosso corpo, mais fácil é controlar o nosso peso.

O que pode comer nesta dieta?

Nesta dieta só pode consumir exclusivamente sumos de frutas e legumes. Tudo o resto é proibido na dieta de desintoxicação.

Quais os benefícios desta dieta?

Os benefícios da dieta de desintoxicação são os órgãos serem limpos das várias toxinas que se acumulam no corpo e, em simultâneo, o sistema imunitário ser estimulado.

Esta dieta é segura?

Esta dieta contemporiza muitos riscos. A insuficiente ingestão de nutrientes pode levar à deficiência de vitaminas e minerais, enquanto, a baixa ingestão de proteínas resulta em perda de massa muscular.

O recorrente uso de substâncias como laxantes e diuréticos, têm um efeito negativo no funcionamento normal do fígado, rins e intestinos.

A perda de peso é temporária, visto que é resultado de mudanças extremas no seu comportamento alimentar. Assim, quando regressar aos velhos hábitos, o seu peso irá certamente aumentar. Portanto, se estiver a pensar fazer uma dieta de desintoxicação, consulte um médico ou um nutricionista. Este irá aconselhar qual a melhor dieta de desintoxicação para si ou se a deve ou não fazer.

Estas dietas têm efeitos secundários?

Sim, para além da fome, poderá sentir-se fraco, com pouca energia, os seus níveis de açúcar no sangue irão estar baixos, poderá ter dores musculares, fadiga, sensação de tonturas e náuseas.

Se tem algum problema de saúde como a diabetes, por exemplo, esta dieta pode mesmo ser prejudicial. Qualquer dieta que restrinja severamente o que se come, pode levar a níveis perigosamente baixos de açúcar no sangue e deficiências vitamínicas.

A dieta de desintoxicação e o exercício físico

O exercício físico, para quem faz estas dietas, não é necessário, e provavelmente também não é possível, uma vez que o corpo não tem energia para o fazer. Portanto, esta é uma dieta sem exercício.

Quanto tempo pode durar uma dieta deste tipo?

A duração deste género de dietas depende muito da idade, do estado de saúde em que se encontra no momento e da quantidade de toxinas que tem no seu corpo. Um período de 10 a 15 dias será seguro para o seu corpo. Contudo, não deixe de consultar um profissional de saúde para personalizar o programa conforme as suas necessidades pessoais.

Cuidado, não prolongue muito estas dietas. O nosso corpo não é capaz de seguir estas dietas durante muito tempo, uma vez que o nosso organismo necessita de mais nutrição e mais calorias para funcionar de forma saudável. Se o fizer, quando voltar à sua alimentação normal, pode mesmo até ganhar mais peso do que o peso que tinha antes de iniciar a dieta.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: