Mulher a medir os seus quadris

É possível perder peso rápido de maneira saudável?

Perder peso da maneira mais rápida possível para caber naquele lindo vestido ou para ficar bem no biquíni não é a melhor ideia. É possível perder peso rápido? É, mas não é a forma mais segura de o fazer. Se reduzir à quantidade do que come, com uma dieta pobre em calorias ou até pular algumas refeições, irá perder peso em algumas semanas, no entanto, é muito provável que volta a ganhar todos os quilos que perdeu ou até ganhar mais algum do que tinha antes quando normalizar as suas refeições.

O que acontece ao seu corpo

Quando começa a fazer uma dieta assim tão rigorosa, inicialmente, grande parte do peso que perde é água, que consegue ganhar de volta quando deixar de fazer a dieta. Quanto menos comer, mais massa muscular perderá, pois é da massa muscular que o seu corpo se alimenta, se não ingerir a quantidade necessária de alimentos.

Quando perde massa muscular, o seu metabolismo abranda, a sua saúde óssea diminui, podendo levá-lo a ter osteoporose, e o seu risco de ter alguma doença aumenta. Irá sentir-se cada vez mais fraco, pois os seus níveis de energia começam a diminuir. Inicia-se a luta contra a vontade de comer, começa a ficar nervoso e pode mesmo conduzi-lo a uma depressão.

Ao seguir uma dieta muito pobre em calorias, também pode alterar-lhe o seu sistema digestivo. Ao perder peso, assim tão rapidamente, pode ter obstipação ou até diarreia dependendo do tipo de alimentação que estiver a fazer.

Se estiver a evitar beber líquidos para uma mais rápida perda de peso, também pode ficar desidratado, aumentando o seu risco de obstipação. Não se hidratar o suficiente, é um erro comum de quem faz dieta. Deve reduzir ou eliminar as bebidas com açúcar da sua dieta, mas nunca a ingestão de água.

Muitas dessas dietas com baixo teor calórico e com poucos hidratos de carbono podem causar o esgotamento do glicogénio no organismo. Este é o combustível para o cérebro, e a sua falta, causa dores de cabeça.

Essa rápida perda de peso, também pode originar a formação de cálculos biliares na vesícula biliar. Estes, por sua vez, podem levar a bloqueios e dores recorrentes e poderá ter de passar pela remoção da vesícula biliar para poder recuperar.

Pessoa a pesar-se numa balança.

Sim, é possível perder peso de forma rápida, mas é uma forma muito pouco saudável para o fazer, podendo causar-lhe problemas de saúde. Quando deixar de fazer essa dieta, irá muito provavelmente recuperar o seu peso perdido ou até mesmo ganhar mais um, ou outro quilo. Agora, terá menos percentagem de massa muscular e uma maior percentagem de gordura corporal.

Procure uma nutricionista para delinear a dieta mais correta para si. As dietas devem ser adaptadas ao seu tipo corporal, idade e sexo. A perda de peso deve ser de uma forma gradual e moderada.

Não faça uma restrição calórica tão radical. Opte antes por uma mais moderada, perdendo antes cerca de meio quilo por semana, mantendo assim os seus níveis de energia, o equilíbrio mental e a sua saúde metabólica.

Não existe uma dieta específica para uma perda de peso com sucesso, tem que descobrir qual a mais indicada para si e aliá-la ao exercício físico e a uma noite de sono bem dormida.

Não vá numa de dietas radicais de perda de peso rápida, a pensar que depois irá conseguir manter o peso desejado, nem opte por fazer essa dieta para sempre. Estas dietas não são aconselhadas a serem feitas por muito tempo devido aos problemas que elas acarretam para a saúde.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: