mulher a comer uma salada

Dieta sem exercício: o que acontece ao nosso corpo

Quando o nosso objetivo é perder peso, focámo-nos sempre em fazer dietas e nunca arranjamos tempo ou até mesmo vontade para fazer exercício físico. Mas será possível fazermos dieta sem a aliarmos ao exercício físico? Claro que sim. Em algum momento da nossa vida, todos nós já o fizemos. A questão é mais se o fazemos da maneira mais correta e se a longo prazo conseguiremos manter o peso alcançado com essa dieta quando a mesma terminar. Esse, sim, é o grande desafio.

Dietas restritivas

A primeira coisa que fazemos mal tomamos a decisão de começar uma dieta é cortar drasticamente a quantidade de alimentos que ingerimos, reduzindo ou mesmo eliminando o consumo de hidratos de carbono.

Com essas reduções drásticas na nossa alimentação, o corpo perde água e não gordura. O nosso metabolismo abranda para poupar energia para as suas funções básicas e com a falta dos hidratos de carbono, alimenta-se do músculo. Vai se sentir fraco, devido aos níveis de energia diminuírem. A fome e o desejo de comer começam a chegar e com eles a vontade de sabotar a dieta ou mesmo abandoná-la.

Quando deixarmos de fazer a dieta, recuperamos todos os quilos que perdemos e talvez mais um ou outro. O problema é que será só gordura e não músculo, pois este só o voltará a ganhar se fizer exercício de força.

Com estas dietas a perda de peso é rápida, mas como já vimos pouco eficaz. É bem melhor ter uma perda de peso mais lenta, mas que não o recupere de volta. Se este é o seu ideal, então não vá por estas dietas tão drásticas.

Dieta Equilibrada + Exercício Físico

Dieta sem exercício: o que acontece ao nosso corpo
A dieta aliada ao exercício físico é a melhor forma de emagrecer

Procure um nutricionista para delinear a dieta que melhor se adequa ao seu caso e um personal trainer que lhe ajude a descobrir qual o treino mais eficaz para conseguir alcançar os seus objetivos. Uma dieta equilibrada aliada ao exercício físico é a melhor forma de emagrecer e conseguir manter o peso desejado.

Não se desleixe por já ter treinado hoje

Não pense que como já fez exercício físico hoje, já pode comer aquele bolo que tanto anseia. Dê uma espreitadela aos rótulos dos alimentos que tenciona comer, pois muito provavelmente vai ingerir mais calorias do que pensava e até mais do que as que perdeu com o treino. Pense duas vezes antes de se recompensar.

Não se sente no sofá o resto do dia só porque já fez exercício. Aproveite todas as oportunidades que tem para se exercitar como, por exemplo, optar pelas escadas ao invés do elevador, levar o seu filho a passear em vez de ficar em casa em frente à televisão. O seu corpo agradece e o seu filho também.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: