Acupuntura

A função da Acupuntura na perda de peso

A acupuntura já existe há cerca de 3000 anos e é muito conhecida por ser um tratamento eficaz em muitos problemas, especialmente no alívio da dor. Mas será que também ajuda na perda de peso? O que a acupuntura pode fazer por nós nesta batalha contra aqueles quilos a mais?

O que é a Acupuntura?

A acupuntura é um tratamento simples, indolor e não-invasivo onde são colocadas agulhas esterilizadas em áreas específicas do corpo de modo a mobilizar as células e estimular as sensações apropriadas.

Considerada uma técnica da Medicina Complementar e Alternativa, afeta os níveis de neurotransmissores do sistema nervoso central e estimula os nervos periféricos nos pontos de referência. Estes nervos estimulados transportam então os sinais centralmente, provocando a libertação de neuroquímicos como as endorfinas e o cortisol.

Há quem acredite que a acupuntura não passa de um efeito placebo no alívio da dor crónica, devido à alta expectativa do tratamento.

Quando podemos usar a acupuntura?

A acupuntura é muito utilizada para alívio de diversas dores como dores de costas, de cabeça, de pescoço, artrite reumatóide, dores pós-operatórias, cotovelo de tenista, enxaqueca, artrite, fibromialgia…

Também ajuda a reduzir os episódios de bulimia e o desejo de doces, a deixar de fumar, a reduzir o stress, no alívio dos sintomas da menopausa

Como é um tratamento indolor também pode ser aplicada em crianças.

A Acupuntura e a perda de peso

Ainda não há provas científicas suficientes para apoiar este método. O objetivo é aumentar a taxa metabólica e reduzir o apetite (através de efeitos em neurotransmissores específicos e restaurar o desequilíbrio no corpo), mas também reduzir o tempo em que a saciedade ocorre após comer.

Assim, quem faz acupuntura fica saciado com menos comida, tem uma sensação de bem-estar e paz de espírito e ainda fica mais otimista em relação a todo o esforço de emagrecimento, mantendo uma firme vontade de continuar a sua dieta.

Uma investigação mais recente sugere que as técnicas específicas de acupuntura são suscetíveis de desempenhar um papel adjuvante num esforço global de perda de peso. No entanto, é necessária mais investigação para tirar conclusões seguras e sólidas.

De facto, a acupuntura por si só não conseguirá reduzir o peso, se não fizer dieta e exercício físico. Este tratamento particular funciona em colaboração e apoiando o indivíduo em todas as mudanças que ele fez na sua vida quotidiana, de modo a alcançar o resultado desejado.

A Acupuntura é segura?

A acupuntura é sim um método seguro, desde que aplicada por um profissional qualificado. Se aplicada por alguém sem qualificação profissional para tal, corre o risco de contaminação de agulhas não estéreis, hematomas, hemorragias, exploração da fragilidade dos pacientes e até provocar algum trauma psicológico.

Conclusão

A acupuntura não substitui a dieta ou o exercício, é apenas uma técnica complementar, usada em sinergia num esforço coordenado de perda de peso.

Tem um papel de apoio no esforço global de quem planeia perder peso, podendo ser adaptada a qualquer programa dietético, seja ela dieta paleo, dieta de desintoxicação

Deve sempre ser realizada por um médico qualificado em colaboração com um dietista e outros especialistas, conforme o caso.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.