Celulite: 12 alimentos para a combater
Receba as nossas melhores dicas e outras sugestões diretamente no seu email:
A celulite ataca todas as mulheres, independentemente da idade ou do peso e por isso mesmo é uma palavra tão temida pelas mulheres, que fazem de tudo para a conseguir evitar. Como ela é tão difícil de combater, não se pode esperar pela chegada do verão e tem que ser atacada desde cedo.
Hoje em dia, com um estilo de vida sedentário, diminuição ou falta de atividade física, hereditariedade, perturbação da circulação sanguínea, distúrbios hormonais, obesidade e má alimentação, tabagismo, excesso de álcool, e até prisão de ventre, acabamos por facilitar a vida à celulite.
Mas a boa notícia é que não precisa de passar fome ou de fazer dietas drásticas para conseguir ganhar esta batalha. Uma dieta adequada combinada com exercício físico pode melhorar a sua celulite. Na verdade, existem alimentos que, graças ao seu efeito térmico e devido aos ingredientes que contêm, provocam mais queima de calorias, e o seu consumo ajuda a reduzir o efeito de casca de laranja.
Acrescente estes alimentos agora à sua dieta para a ajudarem a combater a celulite e a gordura:
Ácidos gordos essenciais
Os alimentos ricos em ácidos gordos essenciais como o Ómega 3 e Ómega 6 podem melhorar as áreas problemáticas, pois fortalecem os tecidos cutâneos e reparam os danos que sofreram. São excelentes fontes de ómega, por exemplo, o salmão, as sardinhas, as azeitonas e as nozes.
Gorduras insaturadas ou gorduras boas
As gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas têm um efeito benéfico na saúde da pele e ao escolher alimentos com tais gorduras irá melhorar a sua pele e reduzir a celulite. Escolha comer abacates, peixe gordo e azeite. O azeite é melhor comê-lo cru ou cozinhado a baixas temperaturas, pois ao ser cozinhado a altas temperaturas, reduz o seu poder antioxidante.
Proteínas magras
As proteínas magras ajudam a aumentar a saciedade, ajudando também a consumir menos calorias, conseguindo assim menos células gordas e menos celulite! Boas fontes de proteínas magras são o peixe e marisco, os frutos secos e as carnes magras como o frango, por exemplo.
Ovos
Os ovos são ricos em lecitina e proteínas que ajudam a manter a pele firme e jovem.
Cereais integrais
Os produtos integrais são uma fonte de vitaminas, minerais e fibras dietéticas, que atuam no funcionamento intestinal, inibindo a absorção de toxinas e eliminando as impurezas que podem prejudicar a sua celulite. Pode comer arroz e massa integral, por exemplo, para conseguir tal efeito no seu intestino.
Sementes de girassol
As sementes de girassol são um alimento rico em vitamina E, potássio, zinco e vitamina B6. Ajuda a reparar e fortalecer os tecidos e também ajuda no metabolismo das proteínas. Tem efeito diurético e combate o inchaço que agrava o aparecimento da celulite.
Frutas
As frutas fornecem vitaminas e fibras essenciais a qualquer dieta. As bananas e a papaia, por exemplo, são particularmente eficazes na prevenção da celulite porque são ricas em potássio, que reduz a retenção de água e aumenta a circulação linfática.
As frutas ricas em vitamina C, como as laranjas, as toranjas, o kiwi, os morangos, os mirtilos, agem como antioxidantes e anti-inflamatório, reduzindo as lesões provocadas pelos radicais livres.
A maçã vermelha é rica em pectinas, fibra solúvel que absorve a gordura dietética e baixa o colesterol. Coma uma maçã pelo menos 15 minutos antes de uma refeição e consegue reduzir a absorção calórica.
A melancia é 50% água, por isso, satisfaz a sua sede, e o seu desejo por doces, sem engordar.
Vegetais
Os vegetais são alimentos ricos em potássio, que regulam a quantidade de água no organismo, favorecendo a sua eliminação, pois o excesso de água causa edema e piora o aspeto da celulite.
Assim, os vegetais são essenciais para ajudar a controlar o seu peso. O espargo, por exemplo, é ideal para combater a celulite devido conter ácido fólico.
Os vegetais verdes como o espinafre ou a couve ajudam na hidratação e elasticidade da pele.
Pimenta
A pimenta além de ser um alimento termogênico, contém vitamina B6 que reforça os tecidos da pele para os tornar mais resistentes à pressão exercida pelas células gordas.
Vinagre de cidra
O vinagre de cidra combate a retenção de fluidos e toxinas, ajudando a equilibrar a produção de estrogénio e assim reduzir a celulite.
Água
A água tem um efeito muito significativo na redução da celulite. A hidratação é essencial para ter uma pele saudável, afetando assim a celulite. As células gordas são mais proeminentes sob uma pele desidratada, por isso beba sempre a quantidade de água diária recomendada.
Chá verde
O chá verde contém antioxidantes que ajudam a acelerar o metabolismo e a aumentar a taxa de queima de gordura. Este também contém cafeína que, combinada com os antioxidantes, desidrata a gordura, reduzindo o tamanho das células gordas.
AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.