Muay Thai

Muay Thai: O boxe tailandês

O Muay Thai também muito conhecido como boxe tailandês, é uma arte marcial com origem na Tailândia. Foi criado para defender a liberdade do povo tailandês e a autodefesa dos guerreiros tailandeses em tempos difíceis de guerras, mas já evoluiu para um desporto com milhões de adeptos em todo o mundo hoje em dia. É um desporto de combate competitivo que coloca grande ênfase na preparação do corpo. São assim, treinos especificamente concebidos para promover o nível de aptidão e resistência necessárias para a competição no ringue. Estes treinos de combate podem incluir corrida, cordas, exercícios de resistência com o peso corporal, exercícios com bola, exercícios abdominais e treino de peso.

Os atletas de Muay Thai usam todas as partes do seu corpo como opções de armas, mas aprendem como princípio básico que antes de aprender a magoar o seu oponente, tem de aprender a proteger-se primeiro. Aprendem assim a defenderem-se num combate corpo a corpo mesmo contra armas, uma vez que possui técnicas de bloqueio bastante úteis. Também são treinados para se defenderem de lesões.

Praticar esta arte marcial traz inúmeros benefícios físicos e mentais. O treino regular de Muay Thai promove uma excelente forma física, melhorando a força, resistência, flexibilidade e coordenação dos movimentos. Também desempenha um papel importante na formação e regeneração dos ossos, enquanto aumenta a capacidade do corpo se manter saudável. Assegura também a saúde mental, aumentando a confiança e o autocontrolo dentro e fora do ringue, assim como elimina os nervos e stress, canalizando a tensão da vida quotidiana de uma forma controlada e dinâmica.

Muito parecido com o Kick Boxing, o Muay Thai proporciona-lhe um treino de corpo inteiro, fortalecendo o coração, melhorando a resistência muscular, a força e a aptidão física, desenvolvendo a flexibilidade.

Quem pode praticar Muay Thai?

Silhueta de praticante de Muay Thai.

O Muay Thai é uma arte marcial que pode ser praticada por homens, mulheres e até crianças a partir dos 4 anos de idade.

Quais os beneficios de Muay Thai?

  • Alivia o stress, pois liberta endorfina, a hormona que nos faz sentir bem, alivia a dor e ajuda a reduzir a depressão.
  • Melhora a postura, ajudando-o a construir os músculos do seu tronco, do abdómen e das costas.
  • Ajuda na autodefesa, ensinando a técnica e o momento adequados dos socos e pontapés.
  • Melhora a coordenação e os reflexos limitados na postura.
  • Exercício corporal completo, não excluindo nenhuma parte do corpo. Treina os músculos do tronco, coxas, braços e pernas.
  • Melhora a resistência e fortalece o coração, pois os movimentos envolvidos ajudam o coração a bombear sangue mais rapidamente, fortalecendo-o e aumentando a sua resistência. A longo prazo, também ajuda a controlar a tensão arterial, tendo assim um impacto positivo no sistema cardiovascular, bem como no sistema respiratório.
  • Ajuda na perda de peso, pois queima calorias, tonifica e constrói músculos, podendo levar à perda de gordura. Com o Muay Thai pode queimar entre 800 a 1000 calorias numa hora.
  • Melhora o equilíbrio, ajudando assim a prevenir fraturas ósseas.

O Muay Thai e as mulheres

Mulheres a lutar Muay Thai.

O Muay Thai não é só para homens. As mulheres também procuram esta arte marcial para melhorarem as suas capacidades de luta e assim ficarem mais capazes de se defenderem numa situação difícil.

Com os treinos, as mulheres exercitam os seus corpos, desenvolvendo uma silhueta esbelta e a combinação destas duas mudanças na vida das mulheres, dá origem à autoconfiança e à autoestima.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: