Mini lipoaspiração

Mini lipoaspiração: como funciona este tratamento

Nos tempos que correm cada vez mais damos valor ao nosso bem-estar físico e psicológico e muitas vezes esse bem-estar passa pela nossa aparência e pela nossa saúde. Quando temos uma gordura localizada que teima em resistir a tudo o que é dieta e exercício físico acabamos por nos sentirmos desmotivados e com vontade de desistir.

Nestes momentos, muitos são aqueles que optam por uma mini lipoaspiração, para conseguir recuperar o corpo e a aparência que deseja sem ter que recorrer a uma cirurgia geral e mesmo assim conseguir remover a gordura de áreas específicas do corpo.

O que é a mini lipoaspiração?

A mini lipoaspiração remove a gordura localizada de pequenas áreas do corpo. É um método menos invasivo do que a tão conhecida lipoaspiração e não requer anestesia geral, apenas de anestesia local. O melhor é que tem um tempo de recuperação menor.

Pode fazer a mini lipoaspiração em mais de uma área do corpo numa única visita, mas, se as áreas que pretende retirar a gordura forem numerosas, poderá necessitar de uma segunda visita.

Muitos aproveitam este procedimento para transferir a gordura para outras partes do corpo, como, por exemplo, para preencher rugas, uma vez que é rico em células estaminais e porque vem do próprio corpo, é um material totalmente compatível e tem um resultado permanente.

Onde a mini lipoaspiração pode ser aplicada?

Barriga de mulher.

Este método pode ser aplicado no rosto, por exemplo, para tirar o queixo duplo, assim como nas coxas e nas nádegas.

Nos joelhos para tirar aquela gordura localizada à volta ou acima dos joelhos que não desaparecem e são esteticamente desagradáveis, assim como nos flancos e no abdómen.

Nos braços para reduzir a espessura localizada, e no peito para homens com ginecomastia ou para mulheres que queiram perder algum volume dos seus seios.

Quais as vantagens da mini lipoaspiração?

  • A pequena incisão feita para fazer a mini lipoaspiração não necessita de pontos nem de anestesia geral.
  • Tem resultados imediatos.
  • É quase indolor.
  • Não deixa cicatrizes.
  • O tempo de recuperação é pequeno.

Quais as desvantagens da mini lipoaspiração?

  • Necessita de anestesia local.
  • Ao contrário de outros tratamentos para a gordura localizada, a mini lipoaspiração necessita de pelo menos 2 dias de recuperação.

E depois da mini lipoaspiração?

Depois da remoção de gordura estará um pouco inchado e com uma pequena incisão que não necessita de pontos.

Também sentirá um desconforto causado pelo ligeiro inchaço, mas que pode ser tratado com os analgésicos comuns.

Deve ser evitada o exercício físico intenso durante os primeiros 7 dias.

2 semanas após a cirurgia, deverá ser feita uma consulta de seguimento com o cirurgião plástico para avaliar o seu progresso.

Depois da mini lipoaspiração a gordura pode voltar?

A mini lipoaspiração remove parte das células gordas da área em que for efetuar a mesma. Para quem não excede o dobro do peso ideal para o seu corpo, não há proliferação de células adiposas, ou seja, se houver um aumento do peso corporal, as células gordas restantes aumentarão em volume, mas não aumenta como aumentaria antes da mini lipoaspiração.

Necessita de faltar ao trabalho?

Faltar ao trabalho.

Ao contrário da criolipólise, da lipocavitação ou da mesoterapia corporal, depois de uma mini lipoaspiração não conseguirá regressar imediatamente ao trabalho. Necessitará de pelo menos dois dias após a cirurgia, no entanto, algumas pessoas preferem tirar mais dias de folga.


A mini lipoaspiração é um dos procedimentos de cirurgia estética mais procurados, mas se quiser maximizar os seus resultados combine-a com uma dieta saudável e quando o seu médico o permitir volte a fazer exercício físico.

Fale com o seu médico e descubra se este é o melhor método para si, pois existem muitos mais métodos de se livrar da gordura localizada e que não necessitam de tempo para recuperação, podendo regressar a seguir às suas atividades diárias.


AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas a título informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Também poderá gostar: