A importância do exercício físico para a saúde mental

A importância do exercício físico para a saúde mental

Todos sabemos que o exercício físico regular contribui imenso para o nosso bem-estar físico. Melhora o nosso desempenho físico e a nossa resistência, mas também tem o potencial de melhorar a nossa qualidade de vida como um todo.

Imensas pessoas fazem exercício porque se sentem bem, com mais energia, dormem melhor, têm melhor memória e sentem-se mais calmos e otimistas em relação a si próprios e às suas vidas. Também ajuda a perder gordura ou mesmo a controlar melhor o seu peso, reduz o risco de diabetes, reduz a pressão arterial, aumenta os níveis de energia e muitas mais vantagens a nível físico. Mas será que nos ajuda com os nossos problemas de saúde mental?

O exercício físico regular tem realmente um efeito positivo para quem sofre de depressão e ansiedade, pois alivia o stress e aumenta o humor. Independentemente da sua idade, pode recorrer ao exercício físico para o ajudar na sua saúde mental.

Quais os benefícios do exercício físico na saúde mental?

Mulher a correr

Praticar exercício físico regular pode fortalecer a nossa autoconfiança, pois traçamos muitas vezes objetivos para nós próprios, sejam eles perder gordura localizada, aumentar a massa muscular ou outro objetivo qualquer e quando conseguimos alcançar esses objetivos, a nossa autoconfiança aumenta.

Após praticar exercício físico, a depressão que sente é atenuada e o stress que vivencia diminui mais facilmente. O exercício físico afeta a química do corpo, mais em particular a concentração de serotonina (a hormona que afeta o humor) no cérebro. A serotonina no cérebro aumenta quando fazemos alguma atividade física.

Durante o exercício físico há um aumento do fluxo sanguíneo, que no que lhe concerne, ajuda a transportar oxigénio suficiente para todo o corpo, e ainda ativa as células cerebrais. Assim, pode beneficiar de uma melhor concentração mental, melhora a sua memória e a sua aprendizagem.

O exercício físico também ajuda a produzir endorfinas (o hormônio do bem-estar). Assim, o exercício físico tem um efeito positivo sobre a psique, tem um efeito analgésico e podem induzir euforia. Portanto, ao fazer exercício físico reduz a frustração e os pensamentos negativos que possa ter durante um dia difícil, aliviando mentalmente e emocionalmente quem o pratique.

Com a produção das endorfinas durante o exercício físico, ficamos mais relaxados. Por isso, faça exercício físico pelo menos 4 horas antes de ir dormir, nunca antes de se deitar, pois a adrenalina libertada durante o exercício físico pode deixar o organismo muito agitado, dificultando assim o sono. Mas se não o fizer horas antes de dormir conseguirá um sono de qualidade.

Se optar por fazer aulas de grupo em vez de fazer exercício físico sozinho, pode ajudar a estabelecer relações de amizade com outras pessoas, o que é uma componente importante da boa saúde mental.


Aula de CrossFit.

Portanto, praticar exercício físico regular é ótimo para a saúde mental, independentemente da idade ou condição física da pessoa, já que podemos sempre adaptar os exercícios físicos a cada pessoa.

Fale com um instrutor de fitness ou com o seu médico, explique o seu caso, e este irá orientá-lo como e qual exercício físico incluir na sua vida. Se preferir pode começar com uma caminhada, antes de passar para um exercício físico moderado ou intenso. Atividades ao ar livre são ótimas para fugir à rotina diária.

Se não se sente motivado para iniciar uma atividade física, comece por exercícios físicos de curta duração como alguns agachamentos ou uma caminhada ao longo do dia. Vai ver que passados alguns dias vai se aperceber que já terá um estado de espírito melhor devido à produção de endorfinas, a sua autoconfiança estará mais elevada e já quererá aumentar o nível do seu treino.


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